segunda-feira, 25 de junho de 2012

1ª Postagem da série: Vocação..

Olá pessoal, esta é a primeira postagem da série sobre "vocação" , vamos apresentar hoje os noviços da Inspetoria do Sul e a experiência que eles estiveram no ano de 2011 na fase formativa do Pré-Noviciado, curtam aí...



No ano de 2011 tivemos a experiência do Pré-noviciado na Inspetoria Salesiana São Pio X, de Porto Alegre. O pré-noviciado consiste em ver a idoneidade do formando para a aceitação no noviciado. Esta experiência foi um momento de grande crescimento e amadurecimento enquanto formando salesiano. Destacamos alguns aspectos de relevância: a comunidade, o trabalho pastoral na obra social e os jovens.

            A comunidade Dom Bosco de Viamão era constituída pelos padres Assis Moser(diretor), Aristides Girardi, Sérgio Ramos de Souza, Caetano Vendrami, Irmão Newton Juliano, além dos formandos do pós- noviciado Hevandrus, Luiz Bizarello, Loacir Bach e os pré-noviços Fellipe Ávila, Rodrigo Souza e Teylor de Carli. Acreditamos que a necessidade de todo ser humano é se comunicar, seja com Deus, consigo mesmo ou com o outro. Na vida comunitária vivemos através de três pilares, mas um depende do outro e um é suporte do outro. Busca-se viver em fraternidade, mas para alcançá-la é preciso dar o sim diário e várias vezes ao dia. Isso exige respeito, perdão, partilha, oração e abertura para ser amado.

            A Obra Social Salesiana Novo Lar de Menores é um ambiente rico em calor humano, onde os jovens acolhem a todos. Alguns esperam a vinda dos formandos, não por serem importantes, mas pela abertura dos no escutar, no falar e ser amigo. Muitos deles são carentes de amizade. Uma grande oportunidade para crescer foi nos grupos da AJS nos quais os formandos assessoravam.

            Os jovens são os destinatários primários da obra. Destacamos três jovens. A primeira é Sara de Moraes, hoje aspirante das FMA, que se fez aberta para ser acompanhada e buscou amadurecer. A terceira é Josiele Severo, destacada pela dedicação e disponibilidade no serviço na AJS, mesmo sendo evangélica. O terceiro é Gustavo Dutra, rapaz animado e transparente nas relações, dedicado nas aulas de violão. Todos os jovens são importantes, possuem um valor próprio e são também animadores que estimulam a vocação dos formandos.

            Portanto, em todo lugar encontraremos dificuldades, mas ao olharmos com os olhos de Cristo, aprenderemos a ver o lado positivo na comunidade, na sociedade, no serviço pastoral com o jovem, na faculdade e na vocação. A vocação salesiana exige animação provinda do coração de Cristo. Assim, doaremos a vida para Deus através dos jovens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário