quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Os Salesianos e a Missão


A missão de Dom Bosco em toda sua vida foi a salvação da juventude, através da educação e da evangelização, visando o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, aproveitando do entusiasmo e dinamicidade próprio do jovem, tornando o processo educativo um modo de desenvolvimento integral. Assim, hoje a missão dos salesianos continua a ser a mesma um dia iniciada por São João Bosco, bebendo da espiritualidade e carisma recebidos por ele pelo Espirito.

A missão e a espiritualidade na vida religiosa estão sempre muito unidas, e em Dom Bosco isso se torna mais claro. Em sua vida estes dois elementos sempre tiveram uma ligação que chega a ser de dependência, onde a missão é fruto de uma rica espiritualidade, e a espiritualidade é um alimento constante e saboroso de toda a missão.

É neste sentido que “o salesiano é contemplativo na ação”. A missão salesiana traz todo o dinamismo juvenil, a alegria e o entusiasmo próprio da juventude. Estes elementos são fruto de uma forte experiência com Deus. Assim o dinamismo, próprio da juventude tem como fundamento o Espirito de Deus, que sopra onde quer e quando quer, e nos chama a uma renovação constante e guiada pelo mesmo Espirito, na qual o jovem é chamado a ser protagonista. A alegria é um fruto da vida em Deus e da esperança cultivada por saber sempre que sua presença amorosa nos acompanha e conduz.  Nosso entusiasmo brota da convicção de que Deus nos impulsiona, nos anima, e que mais que isso, está em nosso meio, está dentro de nós, presença  esta sempre renovada que traz uma verdadeira paixão pela vida e pelo Senhor da vida.

A espiritualidade salesiana é por excelência o local onde o salesiano abastece suas forças para ir em direção a missão. É no encontro com Deus, na oração pessoal, na Eucaristia e nas orações em comunidade que ele acolhe seu projeto de amor para com os jovens e nos pede para ser suas mãos e sua voz no mundo. Ao acolher este projeto de amor o salesiano, se volta a missão com o ardor do Bom Pastor, e ao se lançar ao apostolado faz do jovem o lugar por ápice de sua experiência com Deus, de modo que o jovem mais que a missão do salesiano, é também um lugar teológico. A preferência pelo jovem, especialmente o mais pobre, traz a predileção de Deus por todo aquele está à margem da sociedade, e que não é ou não se sente amado. O jovem, principalmente marginalizado, é para o salesiano onde o Deus de amor se comunica e se revela, tornando a vida do salesiano um experimentar a Deus constante, seja na contemplação pessoal ou comunitária, seja na contemplação feita na ação.

Assim a missão não é simplesmente um fazer coisas em favor de uma causa. Mais que isso, é uma ação que demonstra o ser do salesiano, que impulsionado por uma motivação que é maior que si, não se contenta em ficar só para si esta inquietude e se transborda comunicando ao mundo a Boa Nova do Senhor da vida, que quer vida para todos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PARABÉNS DOM RUA \0/




Hoje é o dia do Beato Miguel Rua, este dia 29 de outubro comemoramos a festa do primeiro sucessor de Dom Bosco,conheçamos um pouco mais sobre este santo..

Miguel Rua nasce em Turim no dia 9 de junho de 1837. Último de 9 filhos, perde o pai aos oito anos.
Estudou com os Irmãos das Escolas Cristãs até à terceira série elementar.

Deveria começar a trabalhar na Real Fábrica de Armas de Turim, onde o pai era operário, mas Dom
Bosco – que aos domingos ia confessar na escola – propôs-lhe continuar os estudos com ele, garantindo-lhe
que a Providência pensaria nas despesas.  Certo dia, Dom Bosco distribuía algumas medalhas aos seus meninos. Miguel era o último da fila e chegou atrasado, mas ouviu Dom Bosco dizer: "Toma, Miguelzinho!".
O padre, porém, não lhe estava dando nada, mas acrescentou: "Nós dois faremos tudo meio a meio", e assim foi de fato.

Colaborador da Companhia da Imaculada com Domingos Sávio, foi aluno modelo, apóstolo entre os
colegas. Dom Bosco lhe disse: "Preciso de ajuda. Farei com que recebas a veste dos clérigos; estás de
acordo?". "De acordo!", respondeu.
Em 25 de março de 1855, nos aposentos de Dom Bosco, nas mãos do fundador, fez os votos de
pobreza, castidade e obediência.

Era o primeiro Salesiano. Começa a trabalhar intensamente: ensina matemática e religião; assiste no
refeitório, no pátio, na capela; tarde da noite, copia numa bela caligrafia as cartas e as publicações de Dom
Bosco, e, enfim, estuda para ser padre. Tinha apenas 17 anos!


É-lhe entregue também a direção do oratório festivo São Luís.
Em novembro de 1856, morre Mamãe Margarida. Miguel, então, vai encontrar-se com sua mãe:
"Mamãe, a senhora quer vir com a gente?". A senhora Joana Maria vem, e também nisso a família Rua fez
meio a meio com a família Bosco.

Em 1859, Rua acompanha Dom Bosco na audiência com o Papa Pio IX para a aprovação das Regras
e, ao retorno, é-lhe confiada a direção do primeiro oratório em Valdocco. Foi ordenado sacerdote em 29 de julho de 1860.

Dom Bosco escreve-lhe um bilhete: "Verás melhor do que eu a Obra salesiana atravessar os limites
da Itália e estabelecer-se no mundo".
O Padre Rua abre a primeira casa salesiana fora de Turim, em Mirabello.
Poucos anos depois, retorna a Valdocco, substituindo e assistindo Dom Bosco em tudo.

Em novembro de 1884, o Papa Leão XIII nomeia o Padre Rua vigário e sucessor de Dom Bosco, que morrerá em seus braços quatro anos depois.

O Padre Rua, considerado então a regra viva, torna-se paterno e amável como Dom Bosco. Enfrenta
e supera inúmeras dificuldades no governo da Congregação. Consolida as missões e o espírito salesiano.

Morreu no dia 6 de abril de 1910, com 73 anos. Com ele, a Sociedade passou de 773 a 4000 Salesianos, de 57 a 345 Casas, de 6 a 34 Inspetorias em 33 países. Paulo VI beatificou-o em 1972, dizendo: "Ele fez da fonte um rio". Fonte: www.sdb.org









     






            Vaticano:
Missa de Beatificação                                                                                                                    






Ginásio em Valdocco 1896

Aspirantes Salesianos 1894
Viagem para Barcelona (ESP)

                                               








sábado, 27 de outubro de 2012

MISTÉRIOS DA LUZ



Hoje meditaremos os Mistérios da Luz ou Luminosos, que foram instituídos pelo papa João Paulo II. 
Eles nos apresentam o início da vida pública de Jesus, bem como seus milagres e ações, até a Última Ceia. Com eles aprendemos a vivenciar, no dia a dia, os mandamentos do Senhor. 







1º MISTÉRIO DA LUZ: Meditemos sobre o Batismo de Jesus no rio Jordão.






“Em Cristo não havia pecado, mas Deus colocou sobre Ele a culpa dos nossos pecados para que nós, por seu intermédio, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Cor 5,21). Assim, enquanto Cristo desce à água do rio como inocente, o céu se abre e a voz do Pai proclama-o Filho muito amado (cf. Mt 3,17), ao mesmo tempo em que o Espírito vem sobre Ele para investi-lo de poder na missão que o espera.





2º MISTÉRIO DA LUZ: A auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná.

O primeiro milagre em Caná da Galiléia constitui um passo decisivo na formação da fé dos discípulos. Maria foi chamada por Jesus como “Mulher” neste primeiro milagre e outra vez no Calvário. Entre esses dois acontecimentos da vida de Jesus, Caná e o Calvário, há várias analogias.

 Situam-se um no começo e o outro no fim da vida pública, como para indicar que toda a obra de Jesus está acompanhada pela presença de Maria Santíssima. O seu título de Mãe adquire ressonância especialíssima: Maria atua como verdadeira Mãe de Jesus nesses dois momentos em que o Senhor manifesta a Sua divindade. Ao mesmo tempo, ambos os episódios assinalam o especial interesse e desvelo de Maria Santíssima pelos homens: Em Caná da Galiléia ela intercede quando “ainda não chegou a hora”; no Calvário Maria oferece ao Pai a morte redentora de seu Filho e aceita a missão que Jesus lhe confere de ser Mãe de todos os crentes, representados por João, o discípulo amado (cf. Jo 2,3).



3º MISTÉRIO DA LUZ: Meditemos sobre o anúncio do Reino de Deus e o convite de Jesus à conversão.




O início da pregação do Evangelho foi marcado por um apelo de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15), daí a necessidade da conversão. Assim, Jesus iniciou sua pregação anunciando o advento do Reino de Deus convidando à conversão e perdoando os pecados de quem se dirige a Ele com humilde confiança.




4º MISTÉRIO DA LUZ: A transfiguração de Jesus.

A partir do dia em que Pedro confessou que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, o “Mestre começou a mostrar a seus discípulos que era necessário que fosse a Jerusalém e sofresse... que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia” (Mt 16,21); Pedro rechaça este anúncio, os demais também não compreenderam. 

É neste contexto que se situa o mistério da Transfiguração: o rosto e as vestes de Jesus tornam-se fulgurantes de luz, Moisés e Elias apareceram, “falavam de sua partida que iria se consumar em Jerusalém” (Lc 9,31). Uma nuvem luminosa os cobre e uma voz do céu diz: “Este é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o” 
(Lc 9,35).

“Por um instante, Jesus mostra sua glória divina, confirmando, assim, a confissão de Pedro. Mostra também que, para entrar em sua glória (cf. Lc 24,26), deve passar pela cruz em Jerusalém.



5º MISTÉRIO DA LUZ: Meditemos sobre a Eucaristia.

Na véspera de sua paixão e morte Jesus reúne seus discípulos no cenáculo e, enquanto estavam comendo, tomou o pão e pronunciou a bênção, partiu-o, deu-o aos discípulos e disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”. Em seguida, pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: “Bebei dele todos, pois este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados” 

(Mt 26,26-28).

Jesus, nessa ocasião da última ceia, lavou os pés dos discípulos e, despedindo-se dos seus, disse-lhes: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13,34-35).

“Para deixar-lhes uma garantia deste amor, para nunca afastar-se dos seus e para fazê-los participantes de sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memória de sua morte e de sua ressurreição, e ordenou a seus discípulos que a celebrassem até a sua volta, “constituindo-os então sacerdotes do Novo Testamento” (cf. Lc 22,7-20; 1Cor 11,23-26; At 2,42-46; 20,7).


Que Nossa Senhora nos ajude a contemplar e a viver a cada instante os mistérios de seu filho Jesus.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Maria, a Primeira Discípula e Missionária


Maria, Mãe de Jesus, é modelo incontestável do discipulado que desafia o mundo contemporâneo para uma aprendizagem que permitirá um caminho novo para sua organização, com força de superação de lacunas terríveis e de cenários deprimentes, quando se contabilizam os diferentes ataques à vida e a perpetuidade dos cárceres, a céu aberto, impostos pela indiferença pernóstica com os mais pobres e com os indefesos. Maria é solidária, artífice da comunhão, generosa na oferta, mestra do primado da escuta da Palavra de Deus na vida do discípulo missionário. Nela a Palavra de Deus, como comprova o Magnificat que ela cantou, a Palavra de Deus se encontra de verdade em sua casa, de onde sai e entra com naturalidade. O Documento de Aparecida ainda recorda que Maria “com os olhos postos em seus filhos e filhas e em suas necessidades, como em Caná da Galileia, ajuda a manter vivas as atitudes de atenção, de serviço, de entrega e de gratuidade que devem distinguir os discípulos de seu Filho. Indica, além do mais, qual é a pedagogia para que os pobres, em cada comunidade cristã, ‘sintam-se em casa’”.


Hoje ser discípulo e missionário do Senhor não é fácil. Antes, em nenhuma época isso foi fácil. Cada época da história apresentou dificuldades próprias para o seguimento de Jesus. Também para Maria não foi fácil pôr-se no seguimento de seu Filho. Quanta pressão deve ter exercido o parentesco de José e Maria sobre esta serva do Senhor! Chegaram até ao ponto de ir atrás de Jesus para, quem sabe, moderá-lo um pouco, pois achavam que estava fora de si (Marcos 3,21). Maria os acompanhava. Como mãe, analisava tudo e percebia os perigos que seu Jesus corria. Também para ela ser discípula foi fruto de um progresso constante na fidelidade à Palavra do Senhor. Por isso, as palavras que Jesus pronunciou naquela ocasião fizeram crescer mais ainda a fé de Maria e sua disponibilidade de acompanhar seu filho. Maria, dando ouvidos à palavra de Jesus, transformou uma dificuldade em preciosa oportunidade de amadurecimento na fé. “Aquele que faz a vontade de Deus, – disse Jesus – aquele é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Marcos 3,35).


Maria é um grande exemplo para cada um de nós, exemplo de serviço, de humildade, de acolhimento da Palavra, de obediência aos desígnios do Pai...

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ARRASTÃO JUVENIL ....




No último domingo (21) a Igreja no Brasil e no mundo celebrou o Dia Mundial das Missões. Trata-se de um grande acontecimento e uma oportunidade de fazer sentir a vocação missionária da Igreja. O documento Redemptoris Missio, Encíclica do papa João Paulo II sobre a validade permanente do mandato missionário, exorta, “todas as Igrejas e os pastores, os sacerdotes, os religiosos e os fiéis, a se abrirem à universalidade da Igreja, evitando toda a forma de particularismo, exclusivismo, ou qualquer sentimento de autossuficiência (RM 85)”.

Em outras palavras, o documento faz um apelo a toda a Igreja: de se abrir para Missão além-fronteiras, conforme o mandato do próprio Jesus Cristo. A Igreja “foi enviada para manifestar e comunicar a caridade de Deus a todos os homens e povos (Jo 10, 10)”, mandato que o Redemptoris Missio também frisa. “Esta Missão é única, sendo a mesma a sua origem e fim; mas, na sua dinâmica de realização, há diversas funções e atividades. Antes de tudo está a ação missionária denominada ‘missão ad gentes’”.


O Dia Mundial das Missões tem o objetivo de celebrar a unidade da Igreja através da partilha e da fraternidade. Os filhos de Deus, nesse dia, devem festejar a universalidade da Missão em colaboração intensa e espiritual de generosa ajuda.

Juntamente com este evento mundial, ocorreu em nossa paróquia Menino Jesus de Praga (PR) a missa jovem, que teve como objetivo apresentar para a toda comunidade a importância da JMJ 2013...foi uma missa animada pelos jovens da paróquia, todos trajando a camiseta da JMJ 2013 e demonstrando a importância de serem "Jovens Santos". 

O lema proposto foi : "Que vida vale a pena ser vivida?" 




Após a missa saíram todos em caminhada por algumas ruas do bairro, com trio elétrico, faixas, cartazes e muita alegria...a exemplo de Dom Bosco que dizia: "Santidade consiste em estar sempre alegres"
                                               O rosto de Deus é jovem....
A vida é caminhar... 





 A vida também é sorrir....

                                                                   


A vida também é celebrar...


Finalizamos nossa caminhada com a benção de nosso Pároco- Pe. Honório - que aspergiu água benta sobre todos os presentes.

Foi um grande momento de encontro e partilha de um mesmo ideal, optamos pela Vida e também pelo Senhor da Vida !

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ser Jovem Missionário


Cada idade tem sua sabedoria. Aprendemos a valorizar os idosos, por exemplo, porque nos fazem viva a memória de nosso passado, com os valores vividos e que nos servem de referência. A juventude também tem a sua sabedoria. Um exemplo é a facilidade que os jovens têm para lidar com os novos meios eletrônicos, com as novas tecnologias.

Os jovens estão mais abertos ao futuro. 

Aprender com os jovens que ser multimídia e ficar conectado a inúmeros aparelhos permite trocar conhecimentos com mais pessoas simultaneamente e receber informações amplas sobre o mundo. Não podemos querer voltar atrás e achar que os jovens vão abrir mão desses prazeres e facilidades.

O mais importante é que as gerações se encontrem. A juventude é muito veloz e capaz, mas não lida bem com perdas e frustrações. A família é o lugar onde os filhos são preparados para crescer e tornarem-se independentes. O adolescente necessita conquistar seu espaço no mundo adulto, fazendo suas próprias escolhas. Porém são poucos os jovens em condições de vislumbrar alternativas para o seu projeto de vida, poder escolher e realizá-lo. Em gestos e manifestações, mesmo naquelas mais arriscadas, os jovens estão dizendo: “é a vida que amamos e buscamos”.

Nós, contudo, somos jovens do presente, não do futuro, pois devemos viver bem o nosso hoje, porque nossa vida é preciosa, e o que vamos viver amanhã será fruto daquilo que plantamos e cultivamos no nosso hoje. Se vivermos o nosso namoro, nossa juventude, nossa família, segundo o Evangelho de Jesus anunciado hoje, vamos colher todos os frutos de uma família constituída em Cristo.

Sejamos jovens que não têm medo de testemunhar sua castidade, seu amor a Jesus, sua fidelidade ao Evangelho proclamado. Jovens diferentes porque preservam a vida tão preciosa desde sua concepção, preservam toda a obra da criação de Deus, como a natureza e tudo o que nela vive. Aquilo que preservarmos hoje ficará  para nossos filhos e tantos outros jovens viverão amanhã nesta mesma terra onde vivemos hoje.


"Ser Missionário é....

Colocar-se à disposição dos irmãos, principalmente dos doentes, pobres e marginalizados... Testemunhar e não se preocupar em falar aos outros.
Anunciar o Evangelho a todas as criaturas,
Denunciar todo sistema que escraviza...
Ter as mesmas atitudes de Jesus Cristo...
Ter o coração aberto para todos que se achegarem. Rezar com o coração e não somente com a boca,
Não ter medo de dizer o sim, como nossa mãe Maria o fez,
Ser fiel ao projeto que nos é proposto pelo Pai".
Luciano Figueiredo Silva - Porto Velho - RO

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Parabéns Professor !



« Ensinar é um exercício de imortalidade,
  de alguma forma continuamos a viver
  naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
  pela magia da nossa palavra. 
  O professor, assim, não morre jamais..   

                                                                   (Rubem Alves)


 

sábado, 13 de outubro de 2012

TERÇO MISSIONÁRIO


Estamos vivendo o mês missionário, onde todo cristão é convocado a sair de suas comodidades e ir além das estruturas para encontrar-se com quem precisa de nossas orações e ações.

Convido você a rezar junto conosco o Terço Missionário. Refletiremos e rezaremos pelos cinco continentes, pelos missionários (as) que neles trabalham e pelos povos que mais precisam da ajuda de Maria.

As cinco cores do Terço Missionário simbolizam os cinco continentes onde os missionários estão anunciando a Boa Nova de Libertação e Salvação. Rezar o Terço Missionário é dar à oração um sentido católico, pois rezamos por todas as pessoas da Terra, sem distinção.

Façamos juntos esta oração: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário. Pela intercessão da tua e nossa querida mãe Maria. Abençoa e protege a todos que trabalham nas missões. Pedimos também que inspires a nossa Igreja para que se torne cada vez mais missionária e discípula de Cristo.

Rezemos um Creio em Deus Pai, um Pai Nosso e três Ave Maria pela Evangelização na Amazônia, terra constante e contínua de missão.


1º Mistério: A cor verde – Nesta primeira dezena do terço, rezemos pela África, terra das verdes florestas e a cor sagrada dos muçulmanos. É a terra mãe dos negros, e mãe de nossos antepassados irmãos brasileiros que foram escravizados. O povo da África está sofrendo terrivelmente pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos. Está sofrendo hoje pela exploração da nação branca.

2º Mistério: A cor Vermelha -  Nesta Segunda dezena, rezemos pelas Américas. É a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Terra de muitos mártires. Peçamos a Maria luzes para que sejam encontradas formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que haja mais justiça social.

3º Mistério: A cor Branca - Nesta terceira dezena, rezemos pela Europa. Deste continente vieram muitos dos nossos antepassados. Rezemos pelo Papa vigário de Cristo, pela Igreja que se converta e para que os católicos europeus assumam novamente suas responsabilidades na evangelização do mundo. Rezemos pela re-evangelização deste “povo branco”.

4ºAnimador: A cor Azul - Nesta Quarta dezena, rezemos pela Oceania, o continente formado por milhares de ilhas num mar imensamente azul. Rezemos para que no mundo haja respeito, fraternidade e diálogo entre os cristãos e não-cristãos. Que Maria com seu manto azul-sagrado proteja a todos os povos e cristãos em missão.


5º Mistério: A cor Amarela - Nesta última dezena, rezemos pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões, terra do sol nascente. Neste continente encontra-se mais da metade da população do planeta, mas pouquíssimos são católicos. O nosso pensamento e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Abertura do Ano da Fé !

O Papa Bento XVI abriu oficialmente o Ano da Fé com uma Santa Missa realizada no Vaticano na manhã desta quinta-feira, 11. A proposta do Pontífice é que este seja um tempo de reflexão para que fiéis católicos de todo o mundo possam redescobrir os valores da sua fé. 


O Ano da fé que estamos inaugurando hoje está ligado coerentemente com todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o Concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um "Ano da Fé", em 1967, até chegar ao o Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Bem-Aventurado João Paulo II propôs novamente a toda a humanidade Jesus Cristo como único Salvador, ontem, hoje e sempre. 

Entre estes dois Pontífices, Paulo VI e João Paulo II, houve uma profunda e total convergência na visão de Cristo como o centro do cosmos e da história, e no ardente desejo apostólico de anunciá-lo ao mundo. Jesus é o centro da fé cristã.

 O cristão crê em Deus através de Jesus Cristo, que nos revelou a face de Deus. Ele é o cumprimento das Escrituras e seu intérprete definitivo. Jesus Cristo não é apenas o objeto de fé, mas, como diz a Carta aos Hebreus, é aquele “que em nós começa e completa a obra da fé” (Hb 12,2).



               Saiba mais, acessando: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=287395 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

" Essa é a missão que a nossa Igreja precisa"




Um sonho do coração de Deus!

Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.


São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.


A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.


A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).


A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro” .




Padre Dondici ressalta que esse testemunho e o próprio anúncio do Cristo, são grandes desafios pra juventude, que vive em um mundo plural, com milhares de informações, seja através das escolas, lazer, internet, especialmente no contato com as redes sociais, como o facebook, twitter:
 “Com essas mil participações, ele, jovem discípulo, é chamado a plantar no coração de quem ele encontrar, com quem ele se comunicar, o desejo de ser discípulo de Jesus”.




“O que ganha o discípulo de Jesus?

 Ganha a pertença ao reino, ganha a certeza do amor de Deus, ganha a certeza de ser para os outros sinal de misericórdia e de amor. Ganha o levar e doar a paz do Senhor. São esses frutos e dons que o mundo muito precisa. O perdão, a misericórdia, a paz é que irão diminuir na sociedade, no mundo de hoje, a violência, a guerra, a corrupção, a maldade, tudo aquilo que tira a possibilidade do jovem crescer e colocar toda a sua riqueza e vitalidade a serviço da humanidade”, afirmou.”:



“Vivemos em um mundo onde há muitos desperdícios, perdas humanas, por falta de chance. O convívio com o Senhor desperta o que temos de melhor.
 O anúncio ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ é um anúncio para a vida toda. Em nenhum momento podemos fazer um intervalo dele, porque ele supõe que aquele que é amigo do Senhor, pela sua vida, pelo seu estar no mundo, comunique aos outros a luz, a beleza e a alegria de ser discípulo do Senhor.





                           Confira o clip com o Hino Oficial da JMJ 2013: " Esperança no Amanhecer"  


                                              http://www.youtube.com/watch?v=5pgI_iMXzeM



Fonte: http://www.rio2013.com/pt

sábado, 6 de outubro de 2012

Mistérios Gozosos


A Anunciação do Anjo à Virgem Maria

Maria disse ao anjo: “Como será isso se  eu  não  conheço homem?”.  O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra. Por isso mesmo é que o Santo que vai nascer há de chamar-se filho de Deus… porque nada é impossível a Deus”. Maria disse então: “Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Nossa Senhora da Anunciação - Rogai por nós.






A Visitação de Maria a Santa Isabel

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia.  Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Maria permaneceu na casa de Isabel durante três meses.
Nossa Senhora da Visitação - Rogai por nós.




O nascimento de Jesus em Belém

Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio.  Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Maria Mãe de Jesus - Rogai por nós.





A apresentação de Jesus no Templo

Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor. Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus. Simeão tomou-O nos braços e bendisse a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo, porque meus olhos viram a Salvação”. Nossa Senhora da Apresentação - Rogai por nós.




A perda e o encontro de Jesus no Templo

Ao vê-Lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-Lhe: “Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!”.  Ele respondeu-lhes: “Por que Me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?”. Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse. Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. Nossa Senhora do Encontro - Rogai por nós.





Para cada Mistério do Santo Terço existe um título de Nossa Senhora, mas todos os títulos referem-se a apenas uma pessoa, Maria, a Mãe de Jesus.